Power One Piece
Como jogar e narrar?  34oxc9k

Participe do fórum, é rápido e fácil

Power One Piece
Como jogar e narrar?  34oxc9k
Power One Piece
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bem-vindo!
Bem-vindo!

Seja muito bem-vindo ao fórum de RPG voltado para o mundo de One Piece! Aqui você pode criar seu personagem e aventurar-se pelas ilhas, interagir com outros jogadores e mais!
Últimos assuntos
Recomeçando, Vagas e Ideias Gerais! Sex 06 Jan 2017, 3:16 amSakoto
Apresentação de Minha PessoaSeg 15 Jun 2015, 1:59 pmSakoto
Ahoy amigos!!!!Sex 26 Dez 2014, 9:17 amSakoto
Urgente para quem ainda estiver vivo!!!!Qui 17 Jul 2014, 11:07 pmmacazeus
Um dia especialQui 29 maio 2014, 8:48 pmZaraki
Sobre o EventoSáb 17 maio 2014, 7:41 pmHizumy
Ausência!Dom 11 maio 2014, 10:10 pmmacazeus
[01] Trabalho, espadas e amizade! Sáb 10 maio 2014, 1:44 pmHizumy
Apresentação KiraSex 09 maio 2014, 8:52 pmRed D. Bloody
[Aventura] Primeiros passos rumo ao topo.Dom 04 maio 2014, 9:15 pmPedro L. Panigassi
Vagas
!Vagas!
1/5
Facebook do POP!
!O Facebook oficial do P.O.P!

Esperamos que visite a nossa página e nos acompanhe diariamente! Além disso, queremos a sua ajuda para espalhar o nosso fórum pelo mundo digital através das redes sociais! Visite a nossa página do "face": Power One Piece RPG!
Parcerias
!Parcerias!

VC Yaoi

Ir para baixo
Nero C.
Nero C.
Civil
Mensagens : 2224
Pontos : 2974
Reputação : 10
Data de nascimento : 05/09/1997
Data de inscrição : 23/12/2009
Idade : 26
Localização : Toroa - West Blue
https://power-onepiece.forumeiros.com

Como jogar e narrar?  Empty Como jogar e narrar?

Dom 26 Ago 2012, 8:44 am
Narração

Imagine e escreva!

Em um RPG de mesa ou de fórum, a coisa mais importante é a escrita. Role-Playing Game é literalmente um jogo de interpretação onde você assume o papel de seu personagem, mas para que seus companheiros de jogo entendam você precisa escrever mais detalhadamente possível, porém, sem exageros que deixem sua narração longa e tediosa.
O primeiro ponto para fazer a narração é imaginar o lugar e os atos dos personagens que estão presentes na cena. Após você ver em sua mente o que está acontecendo, basta escrever detalhando tudo que for importante. Numa cidade, descreva parte das construções, movimento de pessoas. Numa floresta, a claridade e a densidade de arvore e grama ajudam a criar melhor a imagem do lugar.

Exemplo de narração do Game Master/Staff:

Game Master escreveu:
A praça ao sul da cidade era um grande centro de comercio de armas e itens de batalhas para aventureiros. Àquela hora o sol estava no topo do belo céu azul, sem nuvens, mas mesmo assim o movimento de pessoas era grande. Humanos e Tritões caminhavam lado a lado, conversando e brincando; levando caixas e afiando espadas. Ali era um dos poucos lugares onde os clãs coloridos e as raças andavam juntas, em paz. Belas lojas mostravam seus melhores itens disponíveis à venda: Espadas encantadas, poções de cura, cotas de malha e couro reforçado. Enfim, era o paraíso do guerreiro em busca de equipamentos para se aventurar pelo mundo.


Digamos que nessa narração o GM teve a intensão de narrar uma espécie de shopping medieval ao ar livre. Agora o objetivo do jogador é mover seu personagem e fazer alguma ação com ele. Digamos que o jogador quer que o personagem passe em alguma das lojas e fale com alguém:

Exemplo de ''narração do Player:

Player escreveu:
Resolvi ir até alguma loja de espadas e procurar uma espada boa e barata.

Nop, isso não é uma narração. Antes de narrar, você precisará decidir entre duas coisas: 1° Pessoa ou 3° Pessoa?

1° Pessoa. – É o ponto de vista direto do personagem, como se ele estivesse a escrever a história. Nesse modo só é dito o que o personagem pensa, sente e vê.

3° Pessoa. – É o ponto de vista de um narrador que está escrevendo a história de um ou mais personagem. No caso de RPGs, apenas um. Neste modo, os pensamentos do personagem principal não são tão claros quanto os de 1° pessoa, porém o cenário pode ser bem mais descrito.

Sugiro que usem a primeira pessoa, acho bem melhor para RPG, mas isso é totalmente pessoal. Agora vamos ver o jeito correto de Narrar a ação de seu personagem.

1º Pessoa: escreveu:
Meus olhos estavam cheios de emoção e alegria ao ver aquele lugar. Eu nunca havia estado num centro comercial como aquele, apenas passei por algumas pequenas lojas na vila onde eu morei, mas agora era diferente: Eu era um espadachim completo. Olhei em volta, sorrindo para as lojas e pessoas ali. Grandes construções de pedra com telhados simples e grandes prateleiras exibindo os produtos. Notei uma loja de equipamentos para guerreiros e me interessei pelo que vi de longe: Uma espada de duas mãos. De certa forma, a lâmina me chamava. Aproximei-me rapidamente e admirei a arma. A espada era longa, quase – Ou talvez até maior – que meu braço, sua lâmina era feita de um estranho metal negro e inscrições antigas foram talhadas em vermelho no meio do ferro escuro. Eu precisava daquela espada, e eu iria consegui-la. Fui até o dono do estabelecimento e perguntei o preço da arma.

3º Pessoa: escreveu:
Os olhos do garoto brilhavam com a emoção e alegria. Era a primeira vez que ele estava em um lugar como aquele. Certo, ele já havia passado por algumas lojas na vila onde viverá sua infância, mas isso era bem diferente. Agora ele era um espadachim. Ele observava todas as grandes construções de pedras e seus produtos, sempre sorrindo. Até uma grande espada chamou sua atenção e ele se aproximou. Era uma arma de duas mãos, com a grande lâmina feita de um estranho metal negro com inscrições antigas talhadas em vermelho sobre o ferro. Tudo que ele precisava fazer agora era encontrar o dono da loja e perguntar o preço à ele.

Viram? Em ambos os textos mostram a mesma ação em palavras diferentes. Após isso, o necessário é a narração do Game Master controlando o vendedor que pode vender ou não a espada.

IMPORTANTE: Você nunca pode controlar a ação de um NPC (Non-Player Character ou Personagem não jogável, no português.) ou de um personagem de outro jogador.

Certo, acho que já expliquei o necessário. Antes de fazer sua narração pare, pense e imagine. Lembre-se também que o português é importante, então sugiro que usem um editor de textos para fazer seu post. Word ou até mesmo Google Chrome podem ajudar. Dicionários on-lines como Priberam ou dicio são extremamente eficazes.
Nico
Nico
Caçador de Recompensas
Mensagens : 1027
Pontos : 1248
Reputação : 18
Data de nascimento : 30/01/1998
Data de inscrição : 25/10/2012
Idade : 26
Localização : -X-

Como jogar e narrar?  Empty Re: Como jogar e narrar?

Qui 11 Abr 2013, 9:42 pm


@Atualizado.


Créditos: Nico
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos